Imprimir Shortlink

ZABRISKIE POINT

Único filme legitimamente americano do cineasta Michelangelo Antonioni, foi feito em 1970 e tem como produtor Carlo Ponti, famoso marido de Sofia Loren. Como já se deduz pelo diretor, não tem uma narrativa convencional, de modo que pode desagradar muita gente, inclusive porque na verdade é um filme com problemas de montagem e de desenvolvimento dos personagens, além de ter cenas excessivamente longas, apesar de ter virado “cult”. Mas tem efetivamente alguns momentos muito interessantes e que acabaram virando icônicos. Os fatos a princípio se relacionam com o efervescente movimento estudantil americano dos anos 60 e o perfil do filme é realmente revolucionário, tanto que seus protagonistas são uma militante e um estudante idealista. Acaba virando um road movie, com alguns cenas marcantes e que sintetizam bem a mensagem que pretendeu passar. A atriz, novata ainda, é a americana Daria Halprin, com 22 anos na época e cuja beleza lembra a da Lídia Brondi, embora tenha olhos verdes e cabelos muito longos; o ator, totalmente inexperiente em cinema, é o americano-canadense Mark Frechette, então com 23 anos; também participa do filme o prolífico ator Rod Taylor, que havia feito A máquina do tempo em 1960 e Os pássaros em 1963, além de muitos outros filmes na carreira. Há três momentos marcantes e extremamente importantes do filme, todos eles de contornos oníricos e o primeiro inserido no “pequeno paraíso descoberto” (como um Adão e Eva???) no local que dá título ao filme e que consiste em uma área localizada no Vale da Morte (Death Valley, no leste da Califórnia), que é produto de milhares de anos de erosão. São cenas que celebram a liberdade, inclusive a sexual, bem como o desapego e a ruína da sociedade de consumo e dos valores do capitalismo. O segundo momento é o da casa nas pedras (sob vários ângulos) e o terceiro simboliza o casamento perfeito entre a imagem, em câmera lenta (fazendo-nos sentir a a essência da contracultura) e – ao fundo – a música, fortíssima, do Pink Floyd: “Careful with that axe Eugene”, que no filme ganhou o nome de “Come on number 51 your time is up”. 8,5