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OITO E MEIO

Este filme de 1963 é um clássico do grande diretor italiano Federico Fellini e assim também considerado na história do próprio Cinema. Com um elenco comandado pelo igualmente fora de série (e ator preferido do diretor) Marcello Mastroianni, presentes as imponentes belezas de Anouk Aimée e da eterna musa Claudia Cardinale. É considerada por muitos como a melhor obra do diretor, por alguns até como sua obra-prima. Talvez porque conte uma história bastante significativa para o mundo do cinema e que na verdade é parte da vida do próprio Fellini: tanto, que Mastroianni é claramente seu alter-ego. Não é incomum, na verdade, Fellini registrar na tela fatos e imagens de seu passado e até suas angústias, inquietações, perplexidades e emoções, em suma, imprimir em seus filmes elementos absolutamente pessoais. E até mesmo com alguma ironia. Por exemplo, este filme se chama “8 e meio” simplesmente porque antes dele o diretor havia feito 7 filmes e meio: 6 dirigindo sozinho e 3 dirigindo com parcerias (o que soma mais 1 1/5). Aqui se trata de uma comédia dramática que tem como tema o processo criativo e suas crises, justamente envolvendo um diretor de cinema. Tudo revestido pelo clima típico do cinema felliniano, em termos de locações, cenários, paisagens, diálogos, trilha sonora (repleta de referências culturais e simbólicas !), personagens excêntricos, bizarros etc. E invariavelmente muito bem costurado, embora a aparência ás vezes do improviso e do aleatório. Talvez porque se misturem a realidade e a fantasia em um tipo de “mosaico” de ideias e de emoções. Mas nada aparece ao acaso no mundo felliniano, que é no mínimo original e dá ensejo a ricos debates e, claro, a muitas polêmicas. Pessoalmente, tenho “Amarcord” como a grande obra do magistral diretor, mas não por isso deixo de relevar a importância deste filme para o mundo da arte cinematográfica, apesar de efetivamente não ser digerível para boa ou grande parte das pessoas. O filme em 1964 ganhou os Oscars de Melhor filme estrangeiro e Melhor figurino, tendo concorrido também aos prêmios de Diretor, Roteiro e Direção de arte. Na verdade, a inteligência e a arte cinematográfica permitem extrair deste filme inúmeros significados, inclusive além dos limites da minha cultura e percepção. 8,5