MONSTRO (KAIBUTSU)
Uma produção japonesa de alta qualidade e que não à toa ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2023. Mas além do mérito do inteligente roteiro (que não contém uma narrativa linear e não se limita a mostrar apenas um ponto de vista sobre os mesmos fatos), tanto a direção, edição, como a performance de todo o elenco, inclusive adolescente, são de alto nível. Como dizem os orientais: tudo em perfeito equilíbrio! Realmente um filme extremamente original em sua estrutura e narrativa, que é ao mesmo tempo sensível, delicado e impactante em seus vários e perturbadores temas, sendo realmente notável a capacidade do diretor Hirokazu Kore-eda (Assunto de família, O terceiro assassinato, Pais e filhos, Depois da vida) desenvolver o intricado roteiro e, em meio às tensões e mistérios, ir apenas aos poucos nos mostrando a realidade e nos provocar algumas dúvidas (considerada a complexidade dos sentimentos envolvidos) e muitas reflexões, principalmente sobre prejulgamentos. Como é bom respirar oxigênio totalmente novo em se tratando de cinema e também testemunhar tanto a consolidação de um cineasta já com respeitável currículo, como o nascimento de talentos juvenis que certamente apenas se fortalecerão em futuro próximo. E que ótimo também experimentar modos diferentes de abordar fatos já conhecidos, neste caso com todos os ingredientes do bom cinema, não podendo também deixar de ser enaltecidos a fotografia e a trilha sonora, que por sinal foi a derradeira do músico Ryuichi Sakamoto, falecido há menos de um ano. O filme foi incluído no gênero thriller dramático, mas é muito mais do que isso, além de ser uma prova de que a verdade que se vê, de repente pode ser perfeitamente uma bela e convincente miragem. 9,2