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SER OU NÃO SER (TO BE OR NOT TO BE)

Este filme confirma o excelente cineasta que foi Ernst Lubitsch (diretor dois anos antes de A loja da esquina), estando incluído entre as 100 melhores comédias do cinema, do American Film Institute. O trágico foi o falecimento da atriz Carole Lombard em um acidente de avião, logo após as filmagens e antes mesmo do lançamento do filme em março de 1942. O ator principal é Jack Benny e também trabalha no filme Robert Stack, em início de carreira (com 23 anos, em seu segundo filme) – ele ficou famoso ao fazer o papel de Eliot Ness na série de TV Os intocáveis (1959 a 1963). A história se passa supostamente em Varsóvia, capital da Polônia e a ousadia é que trata da ocupação alemã, justamente pouco tempo depois da época da invasão nazista e enquanto a ideologia de Hitler se espalhava pela Europa e a Segunda Guerra estava em pleno curso!!! Como é uma comédia, na verdade uma sátira refinada, esse fato serviu de argumento para os mais diversos comentários negativos que o filme recebeu à época do lançamento, tanto do público, quanto da crítica, que não aceitaram a declaração de Lubitsch, de que na verdade satirizou no filme a ideologia ridícula dos nazistas. O grande valor artístico do filme somente foi reconhecido, portanto, algum tempo depois e se firmou através dos anos. E de fato é um filme de inegável qualidade, com um roteiro sólido e inteligência nos diálogos, muitas vezes maliciosos ou de duplo sentido. O autoritarismo está perfeitamente caracterizado e inclusive representado no deboche aos personagens de “Schultz” e de seu superior. O nome do filme é o mais perfeito possível, pois tanto faz referência ao fato de o enredo envolver uma trupe de artistas de teatro (evocando o famoso dito de Hamlet, na peça de Shakespeare), como a um dos momentos mais engraçados do filme, quando a frase to be or not to be serve como uma espécie de senha romântica. O filme foi indicado apenas pela trilha sonora, o que é muito menos do que merecia, mas certamente o fato deveu-se à já citada não aceitação de uma comédia tratando de uma ameaça real, que os nazistas representavam. Uma crítica antinazismo bem humorada, inteligente e atemporal. 9,0