CORRENTE DO MAL (IT FOLLOWS)

Este é um filme imprescindível para os fãs do gênero (thriller de terror), estando inclusive entre os melhores das últimas décadas. E isso sem que precise abusar de sustos e de sangue e apresentando uma forma original de abordar conceitos simples à primeira vista e já conhecidos, relacionados com fatos sobrenaturais, que aqui, é verdade, aparecem sem muitas explicações e definições sobre suas causas e origens, o que para este filme é um mérito, até porque o desconhecido e o vago acentuam o mistério e a tensão. Tensão, aliás, é o que não falta, sendo permanente durante toda a exibição do filme ao deixar o espectador sem fôlego e sem saber o que virá na próxima cena. O mal que parece estar sempre próximo realmente desperta o lado primitivo do cérebro de cada um de nós (aflorando medos represados) e parece inesgotável, o que inclusive justifica a aparente dualidade/ambiguidade da cena final. Esse clima continuado de suspense se agrega à forma admirável e original pela qual a história é contada: terror com arte e bem acabado e com uma nervosa e inquietante trilha sonora, que utiliza até mesmo sintetizadores. A ambientação é também singular, com especiais cenários de uma Detroit decadente e de adolescentes que parecem abandonados à própria sorte, embora vivendo uma vida absolutamente rotineira: o horror em meio ao banal. A direção (e edição) maravilhosa de David Robert Mitchell nos traz o perigo à espreita com enquadramentos caprichados de câmera e o elenco não é conhecido, mas é convincente, sendo comandado pela ótima atriz Maika Monroe. Este filme foi indicado a muitos prêmios e merecidamente ganhou inclusive alguns, sendo também por isso recomendável a todos aceitar o seguinte desafio, a fim de usufrui-lo de forma plena: assistir a ele com as luzes apagadas, com um ótimo som (o ideal, fones de ouvido) e sem qualquer interferência ou interrupções. E depois se tentar dormir bem…Dos muitos detalhes – propositais, naturalmente – que se podem extrair do filme estão a cor vermelha associada ao aparecimento da entidade e o rosto da velha e do homem da piscina, como membros da família da protagonista (vide fotos de família). 9,0