LICORICE PIZZA
Este é um filme totalmente anticonvencional. Pelo desenrolar imprevisível da história, assim como pelo próprio comportamento dos personagens, alguns caóticos, outros até meio patéticos. De todo modo, a imprevisibilidade é a tônica do filme, que atrai justamente por isso: porque a todo momento temos algo que nos desconcerta e ao mesmo tempo ficamos reféns do roteiro por não saber o que vai acontecer no minuto seguinte. Até em relação aos protagonistas, ficamos sem uma posição definida, não sabendo onde encontram seus limites. Esse é um ponto positivo do filme, que foge completamente ao trivial e apresenta a ambiguidade nos comportamentos. Mas também pode ser um fator negativo, conforme o ângulo de análise, porque esses fatores todos podem tornar, para alguns, o filme bastante cansativo. Há momentos realmente sem expressão e outros muito interessantes, em um tipo de colcha de retalhos que ora empolga, ora entedia. Assim, haverá quem o adore (notadamente os intelectuais, claro, e os interessados em promover o filme) e quem o deteste. Para alguns pode parecer até que houve alguns problemas de edição, tal a variação de situações que o filme enfoca e mudanças de uma cena para a outra. O que se retira de tudo isso é que fugir da rotina tem sempre algo de positivo e que o ser humano é efetivamente complexo. E o filme é um dos eleitos para concorrer ao Oscar 2022 de Melhor filme. A direção é do excelente Paul Thomas Anderson (Trama fantasma, Sangue negro, Magnólia, O mestre, Boogie Nights) e o elenco é composto por artistas desconhecidos (Alana Haim, Cooper Hoffman), com algumas exceções, como Sean Penn, Bradley Cooper e Tom Waits. Curiosidade: o ator Cooper Hoffman, que estreia no cinema com este filme, é filho do excelente ator, já falecido, Philip Seymour Hoffmann, que fez vários trabalhos com o diretor Anderson. Em resumo: é um filme não usual sobre a juventude, suas aventuras e seus amores e daquelas produções que provocam no espectador ou uma repulsa ou uma estranha atração. Que o mantém interessado até o final, o que foi o meu caso. De qualquer maneira, um filme anárquico e original, que faz uma soberba reconstituição de época. 8,6