CIÚME – O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO (L ´ENFER)

Emmanuelle Béart, ótima e bela atriz e François Cluzet, em perfeita caracterização, fazem o casal que trilha a conhecida trajetória da alegria e juventude, casamento, filho, quando de repente se defrontam com um inimigo poderoso e milenar: o ciúme. O título deste filme de 1994 em francês é “L´enfer” e em inglês “Hell”, que significam o mesmo: “Inferno”. E esse deveria ser o título também em português, porque o filme mostra exatamente isso: com tintas bastantes reais, o horror de um relacionamento em que o ciúme se torna uma obsessão, uma paranoia. Com a habilidade do diretor e também roteirista Claude Chabrol, os fatos vão se sucedendo dramaticamente, sendo muitas vezes misturadas as cores reais com as imaginárias (no espectador há inclusive instantes de hesitação…). A degradação física e psicológica do casal nos choca e pode provocar a identificação daqueles que já foram reféns de sentimentos semelhantes. Mas nem por isso o impacto é menor. Ao término do filme, uma surpresa inteligente no lugar do habitual “The end”.  8,5

 

____________

8 thoughts on “CIÚME – O INFERNO DO AMOR POSSESSIVO (L ´ENFER)

    1. Nayara, desculpe a demora. Não estou acostumado com comentários no blog, rs.

      Realmente esse filme não é fácil. Não me lembro de onde tirei. Pode ser que eu o tenha guardado em algum DVD antigo, preciso procurar. Ou me lembrar da origem e pesquisar um pouco. Espere, que eu logo te respondo. Mas seria bom q. v. mandasse o seu email para ficar mais fácil. Nadal.

    1. Puxa, Eunice, eu sou desligado mesmo. Estive em férias, viajando e não havia visto sua necessidade. Sinceramente acho que já deve ter passado a época da sua palestra, não? Espero que tenha encontrado o filme. Ele realmente não é fácil. Eu não lembro de onde o baixei, mas na época vi e deletei. Agora não o encontrei mais, porém se conseguir entrarei em contato. Acho que não tem em locadoras. Abraço.

    2. Eunice…eu tenho no meu computador o torrent e o arquivo de legenda. Mas não sei se funciona, se está atualizado e se vai dar certo. Ficaria por sua conta e risco. Vou mandar para o seu email, ok? Sorte.

    1. Oi,Jucimára. Que maravilha tua escolha para TCC. Mandar por email é impossível, né? Um filme desses tem 600 mega ou mais. Aliás, esse é um dos filmes mais difíceis de achar por aí. Na internet, no youtube…De todo modo, mandei pro eu email o torrent, ok? Tomara que dê certo. Qualquer coisa, escreva pro meu email.

  1. Muito bom filme, um dos últimos de Claude Chabrol, com excelentes atuações de Emmanuelle Beart e Francois Cluzet. Apesar de não ser o melhor filme de Chabrol, é um dos filmes mais competentes (e desconcertantes) a tratar do tema do ciúme doentio e obsessivo. Mérito também para o final do filme e para o facto de nunca sabermos efetivamente se a mulher é ou não infiel. 7.5/10.

Comments are closed.