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O cineasta alemão Patrick Vollrath especializou-se em curtas metragens e ganhou vários prêmios nessa modalidade cinematográfica, tendo sido inclusive indicado ao Oscar 2016. E este foi o seu primeiro longa metragem e por ele tem recebido os maiores elogios, ocorrendo a estreia mundial do filme no Festival de Locarno (Suiça), em agosto de 2019 –este festival existe anualmente desde 1946. É um thriller com momentos simplesmente espetaculares, de tensão quase insuportável e uma agonia realmente intensa. E, nesse particular, o diretor desde o início já se mostrou original e ao mesmo tempo implacável com o espectador, ao limitar a área de ação do filme à cabine de pilotagem de um avião de passageiros: quem vê o filme, portanto, durante toda a sua duração só presencia os acontecimentos do cockpit e sob a perspectiva, visual e auditiva, de quem ali está. Em razão dessa opção do diretor, o suspense também ocorre -e muito- pelo que se imagina e pelas viagens que faz a nossa mente, ao supor o que está se passando no restante da aeronave. Ao começar o filme, somos pelo menos brindados com a intimidade da tripulação nos preparativos do voo, testemunhamos desde as conversas informais até as primeiras providências técnicas relativas ao embarque e ao voo propriamente dito. Porém a partir daí, com o início da ação e das ocorrências de bordo, viveremos fortes emoções, continuando confinados ao cockpit. Joseph Gordon-Levitt (Looper, A origem…) tem neste filme uma das melhores atuações de sua carreira e seu papel difícil faz com que seja realmente um desempenho memorável. O ator Omid Memar também apresenta uma performance admirável, apesar de sua pouca experiência e idade (21 anos). Um ótimo drama de suspense e ação, extremamente bem conduzido por Patrick, notadamente quanto à direção de atores e às ações (efetivas ou sugeridas) fora da cabine. O final do filme é brusco e vem com a mesma frieza com que o diretor nos impactou durante todo o seu desenrolar, no sentido de não fazer qualquer concessão ao sentimentalismo. Apenas nesse ponto, então, é possível avaliar-se as perdas e ganhos e refletir-se sobre se as opções tomadas foram realmente as melhores. Só que o tempo também é implacável contra qualquer arrependimento. 8,8