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SUBLIME DEVOÇÃO (CALL NORTHSIDE 777)

Títulos em português…um caso à parte. Mas não se deve confundir o nome deste filme (1948, com James Stewart), com os de Sublime Obsessão (Magnificent obsession – 1954, com Rock Hudson)  e Sublime Tentação (Friendly persuasion – 1956, com Gary Cooper): um não tem nada a ver com o outro. Neste, James Stewart é o repórter McNeal do jornal Chicago Times e que de repente passa a investigar o caso de um presidiário que se diz inocente, investigação que tem início a partir de um anúncio insólito no jornal, feito pela mãe do preso, onze anos depois da prisão: e desse fato vem o nome do filme, pois o anúncio pede para que os interessados -em dar importante informação- liguem para “Northside 777”. O filme segue uma linha investigativa e o espectador a acompanha, inclusive tendo acesso aos argumentos mais diversos (sendo o roteiro feliz nesse sentido). James Stewart, ator que passa sempre uma imagem de decência, está como sempre ótimo em seu papel, no caso o de um jornalista inteligente, astuto, operoso e a princípio cético, valendo-se sempre da lógica, mas também confiando em seu instinto e nos seus sentimentos. Cabe ao espectador acompanhar passo a passo as investigações, instigado pelo desenrolar dos acontecimentos e sem ter a certeza do resultado. O diretor é Henry Hathaway (Beijo da morte, Torrentes da paixão, Bravura indômita) e, de mais conhecidos no elenco, estão muito bem os atores Lee J. Cobb (chefe de redação) e Richard Conte (Frank). O filme corre mais ou menos morno, até que as investigações tocam em pontos sensíveis e despertam atenções diversas e “superiores”, passando a ficar mais interessante e em sua parte final realmente empolgante. Spoiler a partir de agora: consta que a história foi baseada em fatos reais, sendo também verdade que nos idos de 1932 (época da Lei seca) havia praticamente um assassinato por dia em Chicago, muitos de policiais e que na legislação do Estado de Illinois (ao qual pertence a cidade de Chicago) bastava uma testemunha ocular para condenar uma pessoa. Vemos, no desenlace do filme, a tecnologia assumindo papel não somente importante como essencial e as cenas finais são de grande emoção e de um suspense bastante intenso. 8,5